segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma radiografia das empresas latinas nas redes sociais

Apesar da alta no número de consumidores interessados em interagir com as empresas por meio das mídias sociais, pesquisa da Burson-Marsteller aponta que apenas 49% das companhias latinas têm usado  pelo menos uma das plataformas digitais mais populares: Twitter, Facebook, YouTube e blog corporativo, número muito inferior aos 75% da média global. A maior proporção foi encontrada no México (80%) e Venezuela (75%), e a menor em Porto Rico (5%) e Argentina (25%), segundo estudo Latin America Corporate Social Media Study 2010 com 160 maiores companhias da América Latina em oito países, entre os quais o Brasil.
Conforme a pesquisa, o Facebook é a ferramenta de mídia social mais utilizada na região, com 39% das empresas mantendo uma ou mais páginas nessa rede de relacionamento. Além disso, 55% das contas possuem posts dos fãs. O Twitter vem logo em seguida, usado por 32% das organizações latino-americanas. Apesar disso, mais da metade delas são comentadas no microblog. Mesmo com menor número contas no Twitter, as empresas latino-americanas possuem em média o dobro de seguidores quando comparadas ao resultado global. Elas também têm uma presença mais ativa, com atualizações mais frequentes. Isso demonstra que os consumidores na América Latina estão querendo participar e interagir cada vez mais.
Já a presença no YouTube é mais tímida, apenas 25% das empresas da América Latina possuem uma conta. Chile, Brasil e México são os países com maior índice.
Destaques do estudo:
Na América Latina, o Brasil é o terceiro país com mais empresas presentes em pelo menos uma mídia social (63%). Ficando atrás de México e Venezuela.
53% das empresas brasileiras estudadas estão presentes no Twitter. A média latino-americana é de 32%.
Em média, uma empresa brasileira possui 4.206 seguidores. A média global é de 1.489 e a latino-americana é de 2.626.
Além de serem as mais seguidas, as empresas brasileiras também são as que mais seguem os consumidores na América Latina. Seguindo, em média, 1147 perfis.
16% das empresas brasileiras estão presentes no Facebook. Na América Latina, o país só tem mais empresas nessa rede que Porto Rico (5%)
Mesmo assim, as empresas brasileiras que estão no Facebook também são umas das mais ativas da rede, com 5,7 posts por semana, somente atrás de Porto Rico, que tem média de 18 posts por semana.
No YouTube, as empresas brasileiras lideram na visualização dos vídeos de empresas latino-americanas, com 45,259 visualizações.
Na América Latina, apenas Brasil e México possuem uma média significativa de blogs corporativos (37% e 29 respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário