quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Confira quatro motivos que tornam o seu website ruim

Pessoas físicas e jurídicas, em geral, estão presentes no ambiente virtual. Todo mundo tem um site preferido ou uma página que considera indispensável para se visitar quando está na internet. Porém, há também sites que não agradam em nada os seus visitantes. Segundo o CEO da agência de marketing Digital AD.Brazil, Leo Cid Ferreira, quatro motivos são determinantes para esse julgamento.
“Muitas pessoas amam seus sites e acham que por isso todos têm a mesma opinião. Isso pode ser uma ilusão. É necessário ficar atento não só a aparência, mas, principalmente, ao conteúdo do seu portal.”
Segundo Leo Cid,  os principais motivos que tornam o seu site ruim são:
1. O seu site não é “achável”: Algumas das maiores empresas no Brasil têm sites praticamente sem nenhuma otimização para busca, mas mesmo assim são encontrados dentro dos buscadores (Google, Yahoo, etc). Infelizmente, para outros, isso não é uma realidade. Este problema se encontra especialmente em sites que parecem maravilhosos, construídos em flash, mas que têm apenas uma página para o Google ou Yahoo indexar. Para fazer um site apresentável e com a “cara da marca”, basta utilizar URLs amigáveis, títulos e conteúdos segmentados, pois, dessa forma, há resultados nas pesquisas.
2. O site só mostra as novidades “bacanas” sobre você ou uma empresa: Isso é legal (e justo!), mas um potencial cliente de uma empresa está mais interessado em saber como resolver problemas do que qualquer novidade bacana. O mesmo vale para um site de pessoa física, se só falar de si próprio, uma hora os visitantes vão cansar! Se o site tem apenas informações sobre o que você faz e quem você é, considere-o uma porcaria.
3. O seu site é tão “cool” que as pessoas não sabem onde clicar: Não é nenhum segredo que as pessoas estão cada dia menos pacientes quando navegam pela web. Internautas querem respostas rápidas e desejam encontrar o que estão buscando com poucos cliques. É muito comum encontrar sites lindos, mas que praticamente escondem a navegação do usuário. Esta é uma ótima maneira de fazer a sua taxa de rejeição (bounce rate) crescer. Facilitar a vida do visitante é uma forma de garantir que a mensagem, produto ou serviço sejam assimilados por ele.
4. O site toca música automaticamente: Para música existe o iTunes e para vídeos o YouTube. Se um site deseja colocar uma playlist, um vídeo ou uma apresentação, pois é parte da estratégia, não é necessário deixar em auto-play! É muito mais interessante disponibilizar apenas para quem quiser absorver este conteúdo.
Não existe mistério para manter um site interessante e que agrade aos visitantes. Basta seguir as quatro dicas ao contrário!, que são:
1. Fazer páginas bem otimizadas para que o seu site seja encontrado;
2. Oferecer conteúdo relevante e informações sobre como a sua empresa pode resolver o problema do “prospect”;
3. Ter navegação clara e bons “call-to-action”;
4. E, jamais, pelo bem da humanidade, nada de vídeos e músicas tocando automaticamente!

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