segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mídia social tem papel importante em IC

“Solicitar e obter informações nunca foi tão fácil”, afirma Arun Jethmalani, diretor executivo da ValueNotes.


A mídia social é um assunto cada vez mais em voga devido ao seu poder de interatividade. Para falar sobre o assunto aplicado em Inteligência Competitiva, Arun Jethmalani, diretor executivo da ValueNotes, empresa especializa em BI e pesquisa de mercado, apresentou o painel 'Mídia Social para Inteligência Competitiva...Como’?' no 2° SCIP Latin America Competitive Intelligence.
A apresentação tratou sobre o avanço dessas mídias, especialmente seu uso e aplicação no universo corporativo e como podem ser eficazmente aproveitada para fazer Inteligência. “Em uma pesquisa realizada com praticantes de IC foi identificado o uso das páginas voltado mais para o marketing do que para obter informações”.
Segundo ele, é importante as empresas criaram links com as redes em sua estrutura e encontraram experts para introduzir essa cultura. “Solicitar e obter informações nunca foi tão fácil”, afirmou.
Há algumas corporações que não permitem o acesso às redes sociais. Como é inevitável a presença de mídia social, Jethmalani indica a construção de políticas corporativas. “Mesmo sendo difícil, pois os funcionários também acessam de casa, é essencial alertar que nada relacionado à companhia deve ser publicado”.
Sobre maneiras pelas quais os blogs, LinkedIn, fóruns, Facebook, dentre outros podem ser utilizados para coleta de informações, o palestrante indicou a existência de softwares e sites para monitoramento, que captam o que o profissional da área de IC precisa.
Muitas redes sociais têm comunidades e isso também facilita a busca por dados cruciais sobre a concorrência e coleta de insights. “As mídias sociais são importantes ferramentas de uso, seu poder é inegável e as empresas não devem perder tempo”.

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