terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Ouvir, interagir, reagir e vender", enumera Erik Qualman no FIC

Uma das palestras mais esperadas do VI Fórum de Internet Corporativa, promovido pela Abradi-Rs, hoje (19), no Teatro da PUCRS, foi a do escritor americano e especialista em Mídias Sociais, Erik Qualman. 

Inicialmente Qualman mostrou aos participantes um dos vídeos mais virais de 2010 (Social Media Revolution), criando por ele. Para fazer um vídeo de sucesso na internet ele deu alguns conselhos. "Escute as pessoas em primeiro lugar, saiba o que elas querem, desejam e pensam. Olhe vídeos parecidos com o que pretende fazer e depois escolha uma boa música, a trilha é fundamental", disse.

O bate-papo continuou com uma dica de Qualman para os usuários do twitter. "Não escreva o que a empresa deseja, escreva o que os seus usuários desejam, esse é o segredo", revelou. No Brasil, 23% das pessoas usam o twitter. "Os brasileiros são os usuários principais desta ferramenta e isso faz do país um grande centro tecnológico e de pessoas conectadas", falou.

O especialista enumerou o que considera importante nas redes sociais. "A primeira coisa é ouvir, segundo é interagir, depois reagir e por último vender", explicou. "Existem empresas que se preocupam apenas com a última questão: vender. E, na verdade, estão colocando o último passo como primeiro, antes de fazer o mais importante: escutar o que o seu cliente deseja", continuou.

A mídia social tem relação direta com o envolvimento que a empresa tem com o seu cliente. "As empresas não podem esperar um retorno imediato, estamos falando de envolvimento, de relações e isso pode não despertar resultado nas vendas da sua empresa no dia seguinte, mas certamente irá surtir resultados a médio e longo prazo”, explicou.

É importante saber lidar com os erros nas mídias sociais. "Pode ser que as empresas não acertem nas primeiras vezes, mas é preciso ouvir, como disse antes, ouvir o que as pessoas dizem sobre o que deu errado e através das mídias sociais consertar o erro e seguir em frente", disse.

Outra dica para os que utilizam o twitter é saber lidar as críticas que surgem nesta ferramenta. "Se alguns seguidores criticam publicamente é necessário levar em consideração a opinião destas pessoas para crescer e avançar. Outro ponto interessante é que os seguidores fiéis desta empresa criticada irão responder pela própria empresa em tempo real", contou.

Além das dicas sobre estas ferramentas, Qualman mostrou exemplo de empresas que usam corretamente o twitter e de algumas que não utilizam. Ao término de sua palestra, o americano abriu espaço para os questionamentos do público e deixou sua mensagem. "É preciso paixão para ter sucesso nas mídias sociais", finalizou.

Erik Qualman é autor do livro "Socialnomics: Como a Mídia Social Transforma o Jeito que Nós Vivemos e Fazemos Negócios", que está em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Amazon em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Graduado em Marketing pela Universidade de Michigan e com MBA pela Universidade McCombs School of Business, do Texas, Qualman é vice-presidente de Marketing Digital da EF Education e professor de Mídia Digital do curso de MBA da Hult International Business School.

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