quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como Uma Mídia Social Pode Auxiliar Seu Processo de Venda

A pressão por resultados e o aumento das vendas estão trazendo ao mercado um novo tipo de profissional, aquela pessoa que prima pela produtividade de seu tempo, utilizando-se de novas ferramentas disponíveis e não apenas das tradicionais técnicas de vendas baseadas em ligações para agendamento de visitas, envio de email mkt, mala direta sem qualificação, entre muitas outras ações que podemos citar.
Conhecer o mercado, descobrir oportunidades escondidas entre informações, qualificar leads, criar mecanismos de acesso a novos empreendimentos é hoje essencial para as empresas e pessoas que baseiam suas vendas, sejam elas produtos ou serviços, em B2B.
Nesse sentido, as mídias sociais podem ser grandes instrumentos de produtividade para a abertura de novas portas para a realização de vendas, determinação de novos contatos, obtenção de informações comportamentais, habitos de consumo e tantas outras disponíveis, gratuitamente, a respeito do seu novo comprador. Por exemplo, veja o caso do Linkedin: lançado em 2003 é um site de criação de redes sociais voltado aos negócios. Ele esta focado em construir uma rede de contatos que de fato possa ser utilizada na geração de oportunidades comerciais.
O LinkedIn,  pode ser utilizado quando o perfil do seu público-alvo for adequado aos membros dessa comunidade, como é o caso de empresas de recursos humanos, ensino, negócios ou focadas em B2B.
Em todo mundo mais de 75 milhões de pessoas já se utilizam dessa ferramenta para realizar negócios e aumentar seu networking. Como uma ferramenta social, porém com foco comercial, o objetivo do site é manter o usuário mais próximo de informações sobre oportunidades de negócios, mudanças organizacionais, lançamento de produtos, entre outros aspectos.
Assim sendo, o site possibilita várias funcionalidades que podem agregar valor na tentativa de realização de negócios, como por exemplo, pegar uma carona no Twitter para seguir empresas. Tal ferramenta possibilita acompanhar as atividades das empresas na rede por meio de alertas em tempo real.
Alem desse tipo de colaboração, um outro exemplo,  que pode ser citado é a possibilidade de você ainda pode promover sua empresa, caso tenha um blog corporativo, sincronizando o mesmo ao perfil no LinkedIn ou adicionando URL´s que sejam interessante ao seu perfil.
Estes são um pequeno exemplo de como a mudança de conceito pode ajudar à sua empresa a começar a obter um numero maior de relacionamentos através da utilização das mídias sociais. Se você ainda não possui um cadastro no LinkedIn, pense a respeito. E se já possui veja todas as ferramentas que se encontram disponíveis, procure exemplos de empresas que já se encontram lá e tire proveito de um mercado, extremamente qualificado de pessoas, e que so tende a crescer.

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