sábado, 9 de outubro de 2010

Facebook quebra barreiras e vira moda para o marketing brasileiro

08/10/10 - 08h59

Facebook quebra barreiras e vira moda para o marketing brasileiro

Fonte: Fábio Grinberg: fabiogrinberg@hotmail.com
 Pense rápido, qual a mídia social que mais rapidamente você pode atingir um número maior de pessoas em um curto prazo de tempo? Pensou??? Twitter? Orkut? Pois é... o mercado brasileiro, até bem pouco tempo atrás acreditava piamente apenas nessas duas mídias sociais para campanhas de marketing digital.
 
Um terceiro concorrente e já muito conhecido mundialmente, mas pouco explorado pelos brasileiros, surge com força para ser a nova, ou a principal ferramenta de publicidades na internet: o Facebook.
 
A empresa vem ganhando cada vez mais mercado frente ao Orkut, seu principal concorrente. No entanto, o site de relacionamentos do Google ainda obtém uma diferença gigantesca de usuários no Brasil: 41 milhões contra 6 milhões do Facebook.
 
Apesar da desvantagem numérica, os especialistas começam a enxergar o Facebook como uma ferramenta muito mais útil comercialmente falando, com um retorno garantido e em curto prazo de tempo.
 
Uma das campanhas que prometem ser um marco tanto para a empresa que está investindo na mídia social, quanto para o Facebook, é a realizada pela Smirnoff.
 
Depois de um estudo nada despretensioso, a empresa percebeu que grande parte do público desse tipo de mídia social é formada por adolescentes, jovens e adultos que gostam de se divertir e sair com os amigos.
 
Através dessa constatação, a Smirnoff lançou o Night Exchange no Facebook. Trata-se de um evento mundial que reunirá 14 países em uma única balada no dia 27 de novembro. O grande apelo feito pela empresa especializada em vodka é de utilizar a confraternização entre os usuários dessas nações, convertendo, de uma forma extremamente barata, uma campanha publicitária de sucesso.
 
A mecânica é a mais simples possível. Em cada um dos locais haverá um container, onde os participantes das baladas de cada país depositarão os mais diversos objetos que usam quando vão a uma grande festa. Esse container, então será trocado com o dos outros países, trazendo com ele um intercâmbio cultural.
 
Na página da Smirnoff no Facebook, o usuário ainda pode interagir, votando nos DJs que ele prefere que toquem durante a festa ou então sugerindo objetos que podem ser depositados no container. De uma bebida tomada apenas por velhos russos em filmes norte-americanos, a marca passa a se consolidar como a responsável pela união cultural entre jovens de todo o mundo, passando a ser a vodka preferida em baladas.
 
Uma campanha via internet atrativa, que se aproxima ao máximo de seu público alvo e que, com certeza, trará retornos imediatos e lucrativos.
 
A Smirnoff, no entanto, em outra mão dessa via, ajuda a alavancar a fama do Facebook em todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já são mais de meio milhão de usuários! E é no país norte-americano, também, que o Facebook mostra-se mais usado que o próprio Google. Segundo uma pesquisa, em apenas um mês, os americanos passaram 41 milhões de minutos no Facebook, contra 39,8 milhões no maior buscador do planeta. Hoje, mais de 80% dos anunciantes dos EUA, mantém campanhas nessa mídia social.
 
Os especialistas ainda garantem que a empresa que investir hoje no Facebook, com uma campanha estruturada, conseguirá lucro tão somente pelo modismo que a mídia social vem tomando no Brasil, antes mesmo do resultado de um projeto bem feito. Mais tarde, porém, a concorrência deve crescer e as campanhas precisaram ter o máximo de atrativo e excelência para ganhar a preferência do usuário.
 
Em resumo, larga na frente hoje quem já estudou ou está estudante o Facebook. Quem está realmente preparado para dar início a uma campanha sólida de marketing, como essa da Smirnoff e como outras já realizadas fora do Brasil.
 
Há ainda quem diga que, após o filme “The Social Network”, sobre a história da fundação do Facebook, essa mídia social terá seu boom final consolidado entre usuários e empresas por todo o mundo.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário