quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fazer e-mail marketing sem provocar SPAM é possível?

O site Antispam.br divulga as práticas necessárias em campanhas de e-mail marketing paranão configurar spam. Veja:
  • Enviar suas campanhas de email marketing e newsletter somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  • Não usar lista de email de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não reutilizar lista de email de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  • Respeitar as solicitações de cancelamento de sua lista de email.
  • Não iniciar o primeiro contato com o cliente por email, ou seja, o envio do primeiro email, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.
Ta legal! Agora me digam quantos de voces cumpre as regras acima citadas? E quais dessas regras são cumpridas de fato?
Mais: qual a porcentagem de empresas (pequena, média ou grande) que não faz spam?
Quanto maior a campanha anti-spam, maior a quantidade de empresas que procuram por esses serviços e maior a variedade de ofertas de programas e serviços de envio e listas de e-mail.
E o pior é que a eficácia das campanhas de e-mail (opt-in ou não) está cada vez menor:
  • cada vez mais as mensagens são barradas
  • cada vez menos os inrternautas lêem e-mails
  • os internautas se cadastram menos para receber newsletter
  • cresce o costume de procurar por informação ao invés de esperar por ela
Agora é com voce: fazer ou não fazer e-mail marketing? Fazer ou não fazer spam?

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