quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Marketing digital divide CIOs e CMOs das empresas Estudo revela que há um desentendimento entre departamentos de marketing e de TI.

Um recente relatório do conselho de CMOs (principal executivo de marketing das empresas) revela que existe hoje um conflito entre as áreas de TI e os departamentos de marketing das organizações.
O relatório, que entrevistou 320 executivos de marketing e outros 300 profissionais de TI de todo o mundo, aponta que boa parte das pessoas ouvidas enxerga a necessidade de utilizar ferramentas digitais para relacionamento com clientes. A maior parte, aponta as redes sociais e soluções que garantam a interatividade como os meios mais eficazes. Os profissionais - das duas áreas - também concordam com a necessidade de adotar o marketing digital.
Dos profissionais de marketing consultados, 4% afirmaram estar prontos para ações no mundo digital. Entre os executivos de TI, esse número aumenta para a casa dos 7%. Quando perguntados sobre a integração entre os bancos de dados e a análise de resultado das ações digitais, 8% no marketing, e outros 6% na TI, responderam positivamente sobre a adoção dessa interface.
Ponto de conflito
O relatório mostra, por outro lado, que falta engajamento da liderança das empresas nessa nova forma de relacionamento digital. Além disso, os executivos das duas áreas discordam sobre quem detém o poder de decisão, quando o assunto é digital.
Quase 60% dos profissionais de marketing dizem estar no comando das definições que norteiam as ações nas “novas mídias”. Mas, um quinto desses executivos afirmou que cabe ao departamento de TI desenvolver as estratégias e que lhes caberia apenas a execução.
Para 64% dos funcionários dos departamentos de marketing, a implementação de novas tecnologias representa um enorme desafio. Para 46% desses colaboradores, o marketing é menosprezado pela TI; outros 44% se queixam do orçamento e dizem que ele não basta para que executem as ações.
Do lado dos departamentos de TI, para 30% dos entrevistados, simplesmente não há tempo e recursos para ajudar o marketing. Outros 39% dos colaboradores reclamam do modo que seus colegas de marketing os ignoram e contratam soluções digitais sem consultar a área de tecnologia.
Na visão de 31% dos profissionais de TI, o marketing atrapalha o progresso quando tenta se isolar no comando de ações que envolvem várias informações de cunho técnico.
Como salvar essa relação?
A relação está fragilizada e a pergunta sobre sua salvação fica cada vez mais evidente. O  CEO da Accenture Interactive, Tim Breene, acredita que “sim”, há uma possibilidade de reverter o cenário.
“Se os dois departamentos reconhecem a importância nessa forma de marketing e sabem da necessidade de integração entre os canais tradicionais e os digitais, agora, as duas áreas devem se alinhar e partir para o segundo estágio”, avalia Breene. Segundo ele, isso consistem em realizar ações conjuntas para atingir o mercado.
Responsável pelo departamento de TI da Sony, Drew Martin afirma que trabalha de forma casada com a área de marketing para gerar mais interação com clientes. Martin dá um conselho a outros CIOs: “Não esperem que alguém lhes pergunte. Comecem já o diálogo com o marketing."

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