quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Usabilidade na Divulgação do Site em Redes Sociais


As redes sociais são locais excelentes para realizar a divulgação de um site e assim obter mais acessos. No entanto, algumas pessoas ficam tão focadas na produção de conteúdo ou em aplicar técnicas de SEO dentro do site que se esquecem de tornar o site atrativo para este público específico.
Como a maioria dos sites não é desenhada para funcionar bem com divulgação em redes sociais, a usabilidade pode se tornar um sério problema, principalmente porque as pessoas que freqüentam redes sociais são internautas experientes que valorizam a usabilidade e o layout do site que visitam.
Algumas modificações simples podem garantir que o usuário “fisgado” através de uma rede social se sinta atraído a continuar navegando pelo site, e até sinta vontade de visitá-lo mais vezes.

Cuide das Ilustrações e Logotipos que Referenciam sua Marca

Se a produção de conteúdo e a criação de logos e ilustrações não é bem o seu forte, é possível recorrer a especialistas para que façam esta tarefa por você. Afinal, um logo é o que vai identificar visualmente sua marca, e o ideal é que tenha a ver com o negócio e combine com o restante do layout do site.

Use Templates

Se criar o layout também é uma dificuldade e você não quer gastar dinheiro, use templates prontos. Vários templates interessantes estão disponíveis gratuitamente na web, e os que são pagos cobram uma quantia pequena.

Mostre Hospitalidade

Alguns sites abusam de popups ou produzem textos que o usuário demora para ler. Isso acaba fazendo com que eles desistam, pois estão acostumados a redes sociais que são ágeis e oferecem tudo em poucos cliques. Portanto evite ficar colocando propagandas em forma de popup e mantenha a simplicidade e eficiência na navegação.
Isso também vale com propagandas espalhadas pelo site, que podem fazer o usuário ter impressão que você está “empurrando” algo a ele. A propaganda é boa sim e deve ser feita, mas com critério para não transformar a página apenas em um mural promocional.

Foque na Agilidade

Como dito anteriormente o usuário que vem de redes sociais é acostumado com agilidade, o que significa que ele quer um site rápido e que não demore para lhe mostrar as coisas que ele deseja ver.
Se ao entrar no site por exemplo o visitante se deparar com aquelas barrinhas de carregamento que são comuns em sites que abusam de flash, vídeos e outras animações, provavelmente pensará “se até para entrar no site demorou, imagine para navegar por ele”. Ou seja, ele quer um site que carregue rapidamente pois existem outros conteúdos que ele deseja ver e não ficará esperando o carregamento.



Faça com que o Visitante Interaja


Deixar botões como “Curtir” ou votações e enquetes vai motivar o usuário a voltar ao site, assim como vai servir como vitrine para usuários que ainda não visitaram.




Novo Campo Marketing Digital
Soluções em planejamneto de mídia on line
Novo Campo no facebook
twitter: @ncdmarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário